top of page

Engenharia Florestal!? Não é o mesmo que Engenharia Ambiental?

  • Conflore Jr.
  • 11 de abr. de 2016
  • 2 min de leitura

Quem é Engenheiro Florestal ou é aluno do curso, alguma vez na vida já ouviu aquela velha frase: “Engenharia Florestal!? Não é o mesmo que Engenharia Ambiental?” E inevitavelmente o Engenheiro Florestal ou o aspirante à profissão propõe-se a pensar sobre tal comparação. O pouco conhecimento das pessoas, no geral, a respeito do curso de Engenharia Florestal faz intuitivamente associar qualquer elemento natural ao meio ambiente, logo, como florestas fazem parte do meio ambiente o curso com a palavra “florestal” é o mesmo que o curso que tem em seu nome a palavra “ambiental”, fazendo com que o curso Engenharia Florestal se torne desconhecido pela maioria. Mas será que é isso mesmo? Será que apesar do nome ambas profissões trabalham com as mesmas coisas? Será que nada muda?

De acordo com a resolução Nº 218, de 29 de junho de 1973 (que discrimina atividades das diferentes modalidades profissionais da Engenharia, Arquitetura e Agronomia) a Engenharia Florestal se enquadra no Grupo Agronomia e na modalidade Agronomia, possuindo como competências: construções para fins florestais e suas instalações complementares, silvimetria e inventário florestal; melhoramento florestal; recursos naturais renováveis; ecologia, climatologia, defesa sanitária florestal; produtos florestais, sua tecnologia e sua industrialização; edafologia; processos de utilização de solo e de floresta; ordenamento e manejo florestal; mecanização na floresta; implementos florestais; economia e crédito rural para fins florestais; seus serviços afins e correlatos.

Para a mesma resolução, a Engenharia Ambiental se enquadra no grupo Engenharia na modalidade civil e não apresenta competências específicas, isso pois no Brasil os cursos dessa área são muito peculiares variando de região para região, porém, de acordo resolução Nº 447, de 22 de setembro de 2000 o profissional dessa área apresenta as competências: referentes à administração, gestão e ordenamento ambientais e ao monitoramento e mitigação de impactos ambientais, seus serviços afins e correlatos.

Assim, conforme descrito acima, podemos observar que apesar de ambas atuarem nas áreas de preservação dos recursos naturais e das condições ambientais, são duas áreas completamente diferentes. A Engenharia Florestal é mais específica para o que se refere ao uso e manejo sustentável de florestas (nativas ou plantadas), enquanto a Engenharia Ambiental é específica no que se refere a mitigar e avaliar os impactos provocados ao meio ambiente por empreendimentos no geral. Porém, ambas as profissões estão aptas para lhe dar com o licenciamento ambiental de empreendimentos.

E então, entendeu a diferença? compartilhe e faça os seus amigos entenderem também!


 
 
 

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Instagram Social Icon
  • Facebook Basic Square
  • Grey Facebook Icon
  • Grey LinkedIn Icon
  • Grey Google+ Icon

© 2016 por Conflore Jr.

bottom of page